“Os vereadores eleitos pelo Partido Socialista na Câmara Municipal de Ponta Delgada viabilizaram o Orçamento para 2020, depois de intensas negociações com o Presidente da autarquia e após este ter assegurado que, contrariamente ao que inicialmente pretendia, a edilidade irá cumprir, com os compromissos assumidos e aprovados para 2020, em sede de negociação e aprovação do Orçamento Municipal para 2019”, anunciou Vítor Fraga à margem da reunião camarária, que se realizou esta quarta-feira, na qual ficou aprovado o Plano e Orçamento para 2020, viabilizado pelo PS.
Vítor Fraga esclareceu, a propósito, que "desde a primeira hora que deixamos claro que o PS só podia viabilizar novamente o Orçamento Municipal se, o presidente da autarquia recuasse na decisão de não honrar os compromissos assumidos. Não basta apregoar a seriedade e a ética na política. É essencial honrar os compromissos assumidos e, por isso, o PS não podia abdicar dos pressupostos que motivaram o acordo que possibilitou a aprovação do orçamento municipal do ano passado”, reiterou o vereador socialista.
Para Vítor Fraga, o acordo agora alcançado permite desbloquear o orçamento para o próximo ano. “Foi muito importante o trabalho desenvolvido nas últimas semanas porque, na verdade, a incapacidade de liderança e a gritante falta de concretização por parte da atual maioria no executivo camarário, estava manifestamente a ferir de morte a credibilidade do município e a prejudicar deliberadamente, não o PS, mas sim os munícipes de Ponta Delgada que irão beneficiar dos projetos agora contemplados”.
Os vereadores socialistas sustentam ainda que “como toda a gente certamente compreenderá, não se podia esperar que o PS viabilizasse o Orçamento para 2020, se a autarquia mantivesse a sua intransigência e um elevado grau de incumprimento face ao que havia sido anteriormente aprovado nos documentos previsionais ".
Assim, e perante a intenção inicial de José Manuel Bolieiro de reduzir a dotação orçamental ou até mesmo retirar dos documentos previsionais 2020-2023, um conjunto de compromissos assumidos, os Vereadores do PS bateram-se para que o Presidente da Câmara recuasse e cumprisse com os compromissos assumidos nomeadamente:
Construção de um parque de estacionamento no centro da freguesia das Feteiras
Construção do Centro Sócio Pastoral dos Remédios da Bretanha.
Requalificação da Sede da Liga dos Amigos da Covoada.
Ampliação do Cemitério de São Roque.
Construção de Centro Polivalente de Serviços dos Ginetes.
“No decorrer desta negociação, aquilo que sempre propusemos foi que a Câmara Municipal cumprisse com os compromissos assumidos no âmbito da negociação do Orçamento para 2019, compromissos esses que foram assumidos perante os cidadãos de Ponta Delgada e que não podiam, portanto, ser agora esquecidos ou novamente protelados por manifesta incapacidade de gestão e de liderança da maioria que governa a cidade e o concelho", defendeu Vítor Fraga.
Para além disso, os vereadores socialistas asseguraram que os documentos previsionais 2020-2023 contemplam um conjunto de novas propostas apresentadas pelo PS que contribuem para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos do concelho.
As novas propostas apresentadas pelo Partido Socialista prendem-se, segundo Vítor Fraga, com a “requalificação de espaços urbanos, criação de zonas de estacionamento, construção de equipamentos sociais e requalificação da rede viária de diversas freguesias de Ponta Delgada”.
Recorde-se que nas eleições autárquicas de 2017, o PS venceu na maioria das juntas de freguesia do concelho tendo, por isso, maioria na Assembleia Municipal de Ponta Delgada.